dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     08/05/2024            
 
 
    
Laranja    
Plataforma reduz mão-de-obra excessiva na laranja
Máquina para colheita de laranja é única apresentada ao mercado e é capaz de aumentar a produtividade do colhedor, deixando de lado o cultivo tradicional
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
11/05/2011

Produzida com o objetivo de eliminar excessiva mão-de-obra, a plataforma para colheita de laranja MIAC/Colombo foi apresentada na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio. A máquina, única apresentada ao mercado, promete facilitar o trabalho dos operadores e assim diminuir a quantidade de mão-de-obra na plantação.

Segundo Luiz Antônio Vizeu, gerente de marketing da Colombo, ela é automotriz, anda na entrelinha de laranja e possui cestos, onde se localiza o operador. Esse operador pode elevar o cesto mecanicamente, colocá-lo de maneira bem próxima ao local onde pretende colher e assim realizar a colheita. Tudo é controlado pelo próprio operador através de um controle remoto acoplado aos cestos.

— Toda laranja colhida nessa máquina é colocada em um saco big bag que, quando está cheio, pode ser deixado do lado da lavoura para ser recolhido depois. A produção de laranja é bem localizada, mas onde a declividade permitir, ela será comercializada  — afirma.

O gerente diz ainda que a máquina está passando por um período de demonstração para, só então, ser liberada para a comercialização. De acordo com ele, ela ficará disponível para todas as regiões do país e é considerada uma  grande novidade, já que não existe nenhuma outra sendo comercializada no momento.

Para Vizeu, como toda cultura depende muito de mão-de-obra, existe uma grande demanda para eliminar essa dependência ou, pelo menos, aumentar a produtividade do colhedor de laranja, que é onde a máquina está inserida.

— A ideia dela é trabalhar com sete pessoas: um operador e seis colhendo. Esse pessoal deve substituir em torno de 35 pessoas, que estariam colhendo manualmente com escada, ou seja, trabalhando com o processo tradicional — diz Vizeu. 

Segundo o gerente, a previsão de comercialização da plataforma é de três meses. Ele conta que, nesses próximos meses, a empresa trabalhará em parceria com produtores de laranja para medir toda a capacidade operacional da máquina e sua viabilidade econômica. 

Para mais informações, basta entrar em contato com a Colombo/MIAC através do número (17) 3572-9000.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Colheita
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada